Genética Médica2018-08-27T22:15:02+00:00

Project Description

Genética

O aconselhamento genético, envolve consulta especializada, utilização de ferramentas de predisposição de risco, construção de heredograma, exame físico morfológico detalhado, indicação (ou não indicação) de testes moleculares e suporte emocional. Todos os membros do núcleo familiar são considerados pacientes. O Oncogeneticista atua no aconselhamento genético às famílias com suspeita de síndrome de predisposição hereditária ao câncer, buscando a prevenção ou detecção precoce de câncer em indivíduos de alto risco. Além desenvolver um programa de prevenção ao câncer personalizado para indivíduos de alto risco.

 

ESPECIALIDADES
Genética Médica

A genética médica é uma área da medicina que visa identificar indivíduos e famílias com doenças hereditárias, a fim de que se possam estabelecer estratégias de prevenção e diagnóstico precoce personalizados. A investigação baseia-se, além do exame clinico (físico) geral e da história familiar, em exames laboratoriais de análise de um ou múltiplos genes relacionados a predisposição hereditária.

Na área da predisposição hereditária ao câncer (oncogenética), é feita uma avaliação clínica de risco para câncer hereditário que inclui uma consulta médica e aconselhamento genético, onde são discutidas as hipóteses diagnósticas, opções de teste genético, riscos para demais familiares e após a realização do teste genético, interpretação do resultado e definição do manejo de risco, em conjunto com a equipe assistencial.

Equipe médica

Genetista – MD. Maria Lúcia Castro