Oncologia Clínica e Clínica Médica2018-08-27T22:07:37+00:00

Project Description

Oncologia Clínica

Oncologia Clínica é a especialidade médica que se ocupa em estudar e cuidar dos pacientes portadores de câncer. O especialista em Oncologia Clínica é o Oncologista, que estuda os tumores (ou neoplasias) malignos desde da prevenção até o tratamento.O estudo e o tratamento de câncer é uma atividade multidisciplinar que envolve múltiplas especialidades.

O oncologista clínico é o profissional que se ocupa do paciente na abordagem geral do cuidado e especificamente da prescrição de tratamentos sistêmicos como a quimioterapia, a hormonioterapia e tratamentos biológicos. Embora estas funções sejam bem definidas, o oncologista clínico deve interagir com muitos outros profissionais (cirurgiões, radioterapeutas, enfermeiras, nutricionistas, psicólogas e outros) para poder oferecer o melhor tratamento para cada caso.

Cada tipo de câncer tem seu tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e outras inúmeras possibilidades, sendo comum a combinação destas modalidades. O Oncologista é o responsável pelo planejamento e tratamento de cada paciente.

No tratamento oncológico, o oncologista clínico coordena como um clínico geral a orientação da maior parte dos casos encaminhando o paciente para cada especialista quando necessário. Em alguns casos específicos, entretanto, outras especialidades poderão coordenar o tratamento quando se tornam a principal indicação para aquela situação específica.

O conceito fundamental que estabelecemos nestas últimas décadas de avanços importantes no manejo de pacientes com câncer é que o melhor resultado está relacionado à capacidade de oferecer um tratamento integral que se preocupe com todos os aspectos da doença e as suas consequências.

Equipe médica

Oncologia Clínica – MD. Marcos Benini Magario

Oncologia Clínica – MD. Luísa Fasolo